Como passear na Coleira e Guia com o Gato
- Elayne Vita
- 15 de abr.
- 6 min de leitura

Hoje podemos ver muitas pessoas passeando ao ar livre com seus gatinhos, na coleira e guia.
Maaas:
Será que faz bem para o gato?
Tem formas corretas de se passear?
Como posso adaptar meu gato, para que um dia eu consiga passear com ele?
Quais são os lugares que posso levar?
Quais cuidados preciso ter com a saúde dele?
Com que idade ele pode passear? Por quanto tempo?
O que fazer em situação de perigo?
Vamos falar sobre cada um desses tópicos!
É bom o gato passear na coleira e guia?
Siiimmm! Muito! Ao passear o gato tem um contato mais íntimo com a natureza, estimulando seu aprendizado. Sempre que o gato aprende novas coisas, seu cérebro precisa trabalhar, ficando mais complexo: Reduz a chance do gatinho, em sua velhice, apresentar demência, a Síndrome da Disfunção Cognitiva (como se fosse o Alzheimer).
Além do aprendizado, o passeio gasta a energia do gatinho, tornando-o menos ansioso e estressado (alguns gatinhos ficam chateados ao voltar do passeio, mas vou te ensinar técnicas para evitar isso).
Para o passeio ser agradável para o gato ELE PRECISA ESTAR ADAPTADO!
Do contrário, será um grande motivo para seu gato ficar estressado.
Como fazemos a adaptação para passear?
Precisamos fazer adaptação para 3 coisas:
- colocar a coleira e guia;
- andar com a coleira e guia;
- caixa/mochila/carrinho para transporte.
Para adaptar a coleira e guia vamos fazer os seguintes passos:
1º Deixar no ambiente, levar os gatinhos para cheirar, e dar petisco (se o gatinho não estranhar só ver a coleira, pode fazer isso por 2 dias. Se estranhar, mantém a atividade até ele não achar a coleira estranha)
2º Adaptar à peitoral (eu gosto da peitoral gatos da FreeFaro):
- Vai colocar só a parte do pescoço, retirar, e dar petisco. Fazer isso 3x no dia. Quando o gatinho não estiver se incomodando, vamos para a próxima fase;
- Colocar coleira peitoral inteira (sem a guia), dar petisco e tirar. Fazer isso até o gatinho ficar confortável. Depois, próximo passo
- Colocar a peitoral completa, sem guia, e brincar com a gatinho. Deixando a peitoral pelo tempo que ele tolerar. Pode fazer essa atividade até 2x por dia. Quando ele estiver tranquilo com a peitoral, vamos para o próximo passo
3º Adaptar a guia: Colocar a peitoral, conectar a guia e brincar com a gatinho enquanto ele está totalmente “vestido”. Pode fazer essa atividade até 2x ao dia. Quando ele estiver confortável vamos para o próximo passo
4º Adaptar a você segurando a guia: Com o gatinho adaptado a coleira e guia, você vai apenas segurar a guia. NÃO VAI TENTAR DIRECIONAR SEU GATINHO – porque senão ele vai desmontar rs. Ao segurar a guia, você pode abrir a porta da sua casa (se for seguro), e deixar ele cheirar e tentar se aventurar. Para retornar para a casa você pode chamar, usar um brinquedo pra atrair, ou um petisco que ele gosta.
Prontinho! Seu gatinho está pronto para desbravar o mundo!
MAS CALMA!!!!
Precisamos também adaptar à caixa de transporte e você precisa das técnicas para voltar do passeio.
Por que precisa adaptar à caixa de transporte?
Por que você vai poder levar seu gatinho para outros lugares, vai poder protege-lo de perigos na rua, e vai poder retornar para casa com mais facilidade se o bonito “fizer pirraça” e não querer voltar.
Adaptando a caixa de transporte:
1º Vai deixar aberta, no meio da sala, com uma mantinha (se a caixa for antiga, ele pode ter traumas – limpe e desinfete bem, deixe secar, e coloque totalmente aberta, sem tampa, com uma mantinha, no ambiente).
2º Algumas vezes no dia você chamar o gatinho até a caixa, e colocar um petisquinho lá dentro
3º Quando o gatinho já estiver tranquilo com a caixa, você pode colocar a tampa da caixa e continua fazendo o passo dois
4º Com o gato já tranquilo com a caixa de transporte com a tampa, você vai colocar um petisquinho dentro da caixa, quando ele entrar vai fechar a caixa, dar um petisco pela grade da caixa, e em seguida abrir. Pode fazer esse exercício até 2x no dia
5º Quando o gato já estiver bem com a fase anterior, você vai repetir todos os passos, só que antes de dar o petisco você vai levantar a caixa até a altura que você irá carregar, com firmeza, sem ficar balançando, e imediatamente colocar no chão. Ao colocar no chão, dá o petisco para o gatinho com ele ainda dentro da caixa. Depois abre a caixa e dá mais um petisco. Pode fazer esse exercício até 2x no dia.
6º Quando o gato já estiver bem com a fase anterior, você vai repetir todos os passos, só que depois de levantar a caixa, você vai dar 3 passos e colocar a caixa no chão, dar petisco pra ele dentro da caixa, e depois outro petisco quando ele sair da caixa. A cada vez que você for repetir o exercício, você pode aumentar mais um passo. Pode fazer esse exercício até 2x no dia.
Quando você já estiver andando uns 100 passos, seu gatinho vai estar adaptado à caixa.
Obs: se você for usar moto, bicicleta ou carro, também precisa adaptar aos poucos: primeiro adaptar a colocar no transporte, depois ligando o transporte, depois andando poucas distâncias com o transporte e ir aumentando aos poucos. Cada fase você só vai avançar quando o gatinho já estiver acostumado, e SEMPRE dando petisco.
Então SEMPRE que você sair com o seu gatinho você levará com você a caixa de transporte para conseguir levar até onde você quer, proteger ele dos perigos da rua, e para retornar para casa caso ele não esteja querendo voltar (coloque petisco dentro da caixa e quando ele entrar é só fechar).
Para conseguir retornar distraindo-o, se você quiser que ele aproveite mais o passeio, só ir atraindo com brinquedo que ele gosta ou petisco.
Se meu gato retornar muito agitado do passeio, o que eu faço?
Deixe as luzes baixas, coloque a playlist “Relax my cat” (tem no youtube e no spotify), e coloque um sachêzinho pra ele comer. Pode deixar ele assim por uns 5-10 minutos. Ele vai acalmar. Se você tiver mais gatos e ele tentar bater nos outros gatos, coloque ele em um cômodo separado e faça toda a atividade que falei.
O tempo de adaptação varia de gatinho para gatinho. Tem gatinhos que em duas semanas já passearão, tem gatinhos que podem demorar 6 meses, e tem gatinhos que de tão medrosos, talvez nunca vão querer sair. O segredo é SEMPRE RESPEITAR O TEMPO DO GATO.
Com que idade posso passear com meu gato?
Já comece a adaptação com a coleira desde os dois meses de idade, e já pode sair com o gatinho, mesmo antes do protocolo vacinal estar completo SEMPRE COM O GATINHO DENTRO DO TRANSPORTE. Pois a fase em que o gatinho melhor se adapta às situações da vida é até os 4 meses de idade. Depois do protocolo vacinal estar completo (21 dias depois da ultima vacina), você pode deixar o gatinho caminhar na rua com a coleira e guia.
Cuidados para gatos que passeiam:
- Vacinas em dia
- Prevenção para pulgas e carrapatos em dia (normalmente as pipetas funcionam como vermífugo para diversos vermes)
- Exame de fezes todo ano, ou sempre que precisar (qualquer cocô diferente- exame de fezes)
Lugares para passear:
Corredor do prédio, escada do prédio, play, rua, alguns parques (recomendo começar com 5 minutos de passeio e ir aumentando aos poucos, podendo chegar a até 2 horas se seu gatinho tolerar). SEMPRE QUE O GATO ESTIVER DESCONFORTÁVEL O PASSEIO ACABOU. Se não, não tem sentido, porque ele vau ficar mais estressado.
SEMPRE EVITAR horários e lugares muito movimentados, lugares que tenham muitos gatos ou cachorros.
Quantas vezes posso passear com meu gato?
Todos os dias e até uma vez na semana seu gato já irá ter os benefícios do passeio. Precisa manter os mesmos dias da semana e horários, porque seu gato aprende como rotina, e ele vai cobrar.
Como passear com mais de um gato?
A regra é um gato para um humano. Se você é sozinho e tem 3 gatos, teria que sair com um de cada vez. É mais seguro. E lembre-se: vai sair sempre na mesma ordem de gatinhos, nos mesmos horários, nos mesmos dias da semana.
Tô na torcida pra você conseguir passear com seu gato!
Claro, respeite o seu gatinho: se ele não quiser, não saia (só em caso de urgência)
Você gostou de tudo que leu?
Pois eu te ensino tudo que você precisa saber sobre o comportamento dos gatos e o que eles precisam para ter a melhor vida possível. Só clicar aqui nesse link: https://www.elaynevita.com.br/gatutorial
Comentários