Como funciona a memória dos Cães e Gatos?
- Elayne Vita

- 3 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

Para que nossos cães e gatos formem uma memória, é necessário que aconteçam três passos: aquisição (adquirir), armazenamento (consolidar) e recuperação (evocação).
Com esses três passos, podemos afirmar que nossos pets têm uma memória sobre determinada coisa ou situação. A "força" da memória, se será de curto ou longo prazo, dependerá da intensidade da emoção vivida pelos nossos pets: quanto maior a emoção, maior a chance de ocorrer síntese proteica, formando então uma memória de longo prazo.
Um trauma, por exemplo, gera uma emoção muito forte, formando assim uma memória de longo prazo. Se o pet gosta muito de alguém, a emoção é muito forte e forma uma memória de longo prazo.
O sono é fundamental para que nossos pets formem memórias de longo prazo. Quanto tempo pode durar uma memória de longo prazo? Pode durar dias, semanas, meses ou anos, dependendo do quanto essa memória será revivida. Se essa memória não for revivida, com o tempo ela pode ser perdida.
Então, traumas têm solução! Se seu pet teve algum trauma e apresenta medo ou agressividade por causa disso, saiba que, com o tempo, podemos fazê-lo perder esse trauma!
Como? Não revivendo esses momentos ruins e traumáticos, e criando novas memórias boas no lugar.
Atividades, ambiente e rotina adequados à espécie do seu pet são fundamentais para que ele tenha maior qualidade de vida e para que memórias traumáticas percam a força.
A mente é incrível em qualquer espécie, não é mesmo?



Comentários